Grupo Podium: uma história construída por empreendedores

Fundado há 24 anos, o Grupo Podium é referência em venda de veículos em todo o Espírito Santo, com empresas atuando de norte a sul do Estado

Diretoria do Grupo Podium, da esquerda para direita: João Carlos Casagrande, Vander Gean Casagrande, Augusto Giuberti, Carlos Giuberti e Glauber Giubertti Margon.

Uma história de sucesso se faz com compromisso, dedicação e união. Assim foi a trajetória do Grupo Podium, que iniciou suas atividades em 1996, na capital capixaba, Vitória, com a aquisição da Serrão Veículos, atual Podium Vitória, e hoje tem 11 empresas de norte a sul do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Consolidados no setor de agronegócios no norte do estado, o grande desafio desses empreendedores foi entender o novo ramo e fazer com que ele crescesse. “Não tínhamos experiência, mas sabíamos que o ramo de veículos era promissor naquela época”, afirmou a diretoria.

Depois de três anos de atuação à frente da concessionária em Vitória,em1999,houveaentradadoGrupoCasagrandecomo sócio do empreendimento, e o Grupo Podium inicia sua expansão.

A primeira filial foi aberta em Cariacica, no ano 2000. No ano seguinte, a aquisição da Podium Serra marcou o crescimento do Grupo. Naquele período, o mundo vivia a crise dos Tigres Asiáticos, que afetou a economia entre 1998 e 2002. “Mas foi na crise que soubemos nos destacar, usando a experiência de um crescimento sólido e consistente”, destacou a diretoria.

Glauber Giubertti Margon completa, afirmando que a boa administração e os investimentos adequados facilitaram a expansão na hora certa. “Tínhamos a base do negócio consolidada, e, quando todo mundo desacelerou na crise, o Grupo Podium acelerou. O alicerce foi a administração enxuta, familiar e os investimentos na empresa. O lucro fica todo aqui dentro, então, quando surge a oportunidade, podemos fazer investimentos e sempre fomos felizes nas decisões”, comenta.

Os frutos desse trabalho foram colhidos ao longo dos anos. As montadoras vêem o Grupo Podium como um bom parceiro comercial, reconhecem seu trabalho e profissionalismo, tanto dos gestores quanto dos funcionários. Tal fato gerou convites para assumir outras concessionárias espalhadas pelo estado. Em 2005, a Volkswagen fez o convite para que o Grupo assumisse a Premium de Linhares. No ano seguinte, foi a Premium de Colatina, e em 2007, a de Aracruz.

Em 2008, o Grupo Podium foi convidado pela Fiat a assumir a unidade de Campos, primeira fora do Espírito Santo, e em 2011, a aquisição da Kia, marcou o início da atuação no mercado de carros importados. Por fim, em setembro de 2013, o Grupo fechou o ano com mais duas aquisições: uma Podium em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Venda Nova do Imigrante.

Olhando para o futuro, o Grupo Podium pretende continuar expandindo e crescendo nas marcas que já representa além de tornar cada concessionária um ambiente seguro e fiel não só a seus clientes, mas também aos colaboradores. As conquistas são recompensas do trabalho de um grupo que não só acredita na marca pela qual trabalha, mas também acredita em seus funcionários. O reconhecimento e a valorização do trabalho são essenciais para manter a motivação e a qualidade tão elogiada da equipe.

O Grupo Podium

O Grupo Podium é uma organização prestadora de serviços, principalmente no ramo de concessionárias, onde é atuante no município de Vitória/ES desde 1996. Teve início de suas atividades na Reta da Penha, aonde é sua matriz, e hoje possui 11 empresas de norte a sul do Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A partir de 2000 inicia sua fase de expansão para outros municípios do Estado do Espírito Santo e, desde 2011 se estende para fora do estado com uma concessionária FIAT Podium na região de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro, se consolidando como uma das maiores concessionárias FIAT do Brasil. Em 2005, vislumbrando boas oportunidades de negócios no interior do Estado o grupo expandiu-se e criou em Linhares a Concessionária Premium, autorizada Volkswagen, seguida das lojas em Colatina e Vila Velha. Mais recentemente, em 2019, foi inaugurada a Podium Jeep em Campos de Goytacazes no Rio de Janeiro.